sábado, 19 de setembro de 2009

Palestra Itália (MG) x Palestra Itália (SP)

Cruzeiro e Palmeiras, são dois clubes irmãos, sendo o paulista o mais velho. Na longíqua e feliz data de 02 de Janeiro de 1921, a Societá Sportiva Palestra Itália foi fundada na antiga Casa di Itália (entidade de apoio aos italianos em BH) na rua dos Tamóios no centro de Belo Horizonte. Com o apoio dos integrantes da colônia em BH, houve a solicitação à diretoria do Palestra de São Paulo do seu estatuto, que foi aprovado integralmente nesta data.
Na inauguração do antigo Estádio do Barro Preto (erguido com a ajuda de jogadores e asscoiados), o Cruzeiro desafiou o Flamengo, campeão carioca. Jogadores decendentes de italianos que figuravam na seleção e atuavam no Palestra de São Paulo (dentre eles Heitor, Gasparini e Severino) vieram reforçar o time de Minas Gerais, a partida terminou em 3x3. O cônsul da Itália, Conde Belli de Sardes e sua esposa, a Condessa de Provana, dois dos maiores incentivadores do clube, prestigiaram a festa.
Em 1942 o Brasil entrou na 2ªGuerra Mundial, e o então presidente Getúlio Dornelles Vargas determinou a proibição de termos referentes aos paíse do Eixo. Os dois clubes então tiveram que perder suas referências italianas, e ganharam os nomes atuais, sendo que o Palmeiras manteve o "Sociedade Esportiva".
Os dois irmãos tem duelos históricos. Na década de 60, o Palmeiras foi o campeão da Taça de Prata por ter marcado apenas um gol a mais que o Cruzeiro. Na década de 70, grandes confrontos pelo Campeonato Brasileiro, um enxame de craques em campo: Leivinha, Ademir da Guia, Leão, Luís Pereira, Raul, Nelinho, Roberto Perfumo, Piazza, Dirceu Lopes, e vários outros. Em 73 disputaram o quadrangular final do Brasileiro, juntamente com São Paulo e Internacional.
Vários confrontos na década de 90. Na Copa do Brasil de 96, o Cruzeiro bateu um dos maiores times da história do Palmeiras na final, em pleno Parque Antárctica. Em 98 o revide nas finais da Mercosul e da Copa do Brasil, nas quartas-de-final do Brasileiro, os mineiros levaram a melhor.
Na década seguinte, mais alguns excelentes jogos. Confrontos pela Copa Libertadores e vários jogaços pelo Brasileiro. Em 2004, na festa dos 90 anos do Palmeiras, o Cruzeiro foi à São Paulo e venceu por 3x1 de virada. Em 2007, um massacre em Belo Horizonte, 5x0 para a Raposa.
Falta ao Cruzeiro atualmente, uma maior valorização de sua estirpe, não se vê muitas citações à nossa origem italiana. Os italianos que fundaram o Palestra que hoje nos proporciona tantas alegrias, devem receber mais homenagens, eles são os responsáveis pela fundação do nosso estimado clube.
O Palmeiras ainda carrega as cores do tempo de Palestra, o Cruzeiro tem o uniforme nas mesmas cores da Seleção Italiana. Mais do que isso, Cruzeiro e Palmeiras tem na sua história a garra característica dos italianos, o que deixou os dois historicamente dentre os maiores clubes brasileiros. Infelizmente as torcidas organizadas (não defendo nenhuma) são rivais, sendo uma mácula para a história de dois clubes que nasceram do mesmo ventre.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, os Palestras se enfrentarão mais uma vez, e torcemos para que o time das Gerais leve a melhor.
Saluti Celesti.

Um comentário:

  1. Este time, não é simplesmente uma equipe de futebol, é bem mais que isso. O Cruzeiro Esporte Clube, é um grande presente pra nós de Minas, que veio da Itália, lá na Europa! Sou feliz por torcer para o Cruzeiro!

    ResponderExcluir