
Na inauguração do antigo Estádio do Barro Preto (erguido com a ajuda de jogadores e asscoiados), o Cruzeiro desafiou o Flamengo, campeão carioca. Jogadores decendentes de italianos que figuravam na seleção e atuavam no Palestra de São Paulo (dentre eles Heitor, Gasparini e Severino) vieram reforçar o time de Minas Gerais, a partida terminou em 3x3. O cônsul da Itália, Conde Belli de Sardes e sua esposa, a Condessa de Provana, dois dos maiores incentivadores do clube, prestigiaram a festa.

Os dois irmãos tem duelos históricos. Na década de 60, o Palmeiras foi o campeão da Taça de Prata por ter marcado apenas um gol a mais que o Cruzeiro. Na década de 70, grandes confrontos pelo Campeonato Brasileiro, um enxame de craques em campo: Leivinha, Ademir da Guia, Leão, Luís Pereira, Raul, Nelinho, Roberto Perfumo, Piazza, Dirceu Lopes, e vários outros. Em 73 disputaram o quadrangular final do Brasileiro, juntamente com São Paulo e Internacional.
Vários confrontos na década de 90. Na Copa do Brasil de 96, o Cruzeiro bateu um dos maiores times da história do Palmeiras na final, em pleno Parque Antárctica. Em 98 o revide nas finais da Mercosul e da Copa do Brasil, nas quartas-de-final do Brasileiro, os mineiros levaram a melhor.
Na década seguinte, mais alguns excelentes jogos. Confrontos pela Copa Libertadores e vários jogaços pelo Brasileiro. Em 2004, na festa dos 90 anos do Palmeiras, o Cruzeiro foi à São Paulo e venceu por 3x1 de virada. Em 2007, um massacre em Belo Horizonte, 5x0 para a Raposa.
Falta ao Cruzeiro atualmente, uma maior valorização de sua estirpe, não se vê muitas citações à nossa origem italiana. Os italianos que fundaram o Palestra que hoje nos proporciona tantas alegrias, devem receber mais homenagens, eles são os responsáveis pela fundação do nosso estimado clube.
O Palmeiras ainda carrega as cores do tempo de Palestra, o Cruzeiro tem o uniforme nas mesmas cores da Seleção Italiana. Mais do que isso, Cruzeiro e Palmeiras tem na sua história a garra característica dos italianos, o que deixou os dois historicamente dentre os maiores clubes brasileiros. Infelizmente as torcidas organizadas (não defendo nenhuma) são rivais, sendo uma mácula para a história de dois clubes que nasceram do mesmo ventre.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, os Palestras se enfrentarão mais uma vez, e torcemos para que o time das Gerais leve a melhor.
Saluti Celesti.
Este time, não é simplesmente uma equipe de futebol, é bem mais que isso. O Cruzeiro Esporte Clube, é um grande presente pra nós de Minas, que veio da Itália, lá na Europa! Sou feliz por torcer para o Cruzeiro!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSociedade Esportiva Palmeiras (São Paulo) x Cruzeiro Esporte Clube (Minas Gerais) Ao Vivo na Tela da Rede Flamengloborinthians de Televisão
ResponderExcluirEu também fico chateado com essa rivalidade entre as organizadas, em minhas postagens faço de tudo para criar um vínculo entre os torcedores das duas esquadras.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPalestra Itália/SP (hoje Sociedade Esportiva Palmeiras) x Palestra Itália/BH (hoje Cruzeiro Esporte Clube) e também Fiasco da Grama (Rio de Janeiro/RJ) x Patético (Belo Horizonte/MG) na tela da Rede Flamengloborinthians de Televisão
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTá Mais Pra FiasCocô da Grama e PatétiCocô Mineiro, Flamenglobo e Globorinthians
ResponderExcluirtraga a equipe do Flamengloborinthians para tocar guitarra em programas do Globo Play (ex-Rede Globo), do SBS "Sistema Brasileiro de Streaming" (ex-SBT "Sistema Brasileiro de Televisão"), do Play Plus (ex-Rede Record e RecordTV), do Band Play (ex-Rede Bandeirantes) e do Quibi (ex-RedeTV!)
ResponderExcluirdaqui a alguns tem Flamenglobo/RJ x Globorinthians/SP no Globo Play (ex-Rede Globo), no SBM "Sistema Brasileiro de Mídia" (ex-SBT "Sistema Brasileiro de Televisão"), no Play Plus (ex-Rede Record/RecordTV), no Band Play (ex-Rede Bandeirantes) e no Quibi (ex-RedeTV!) com a torcida organizada Flamengloborinthians usando uma guitarra para tocar o hino nacional brasileiro
ResponderExcluir