sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O MAIOR Clube Brasileiro do Século XX

Uma história de grande tradição foi coroada hoje, com o título de Maior Clube Brasileiro do Século XX.
O time das 5 estrelas teve sua primeira partida Internacional disputada na Venezuela em 1967, na Copa Libertadores da América, vitória por 1x0 sobre o Deportivo Galícia, gol de Evaldo no fim do jogo. O Cruzeiro avançou na Copa Libertadores e chegou às semi-finais logo na sua primeira participação, mas sucumbiu diante dos poderosos Peñarol e Nacional do Uruguai.
O Cruzeiro voltou a disputar a Libertadores em 1975, mas novamente foi eliminado nas semi-finais, no triangular com Rosário Central e Independiente (ambos da Argentina).
Em 1976 a história mudou, o time vice-campeão nacional de 1975 foi com tudo para a Libertadores, e fez uma campanha memorável. Marcou 46 gols em 13 jogos, com a maior média da história de um campeão da Copa Libertadores, com 3,54 gols por jogo. A torcida deu show com uma media de 42.318 pagantes por partida. Além disso, Palhinha se consagrou como o maior artilheiro de um clube brasileiro numa mesma edição com 13 gols, sendo superado no ano 2000 pelo atacante Luizão do Corinthians. A primeira partida da final foi disputada em Belo Horizonte, o Cruzeiro goleou os argentinos por 4x1 num dos maiores bailes de futebol da história do Mineirão.
A segunda partida da final foi disputada em Bueno Aires, e o River levou a melhor: 2x1, em jogo de arbitragem extremamente contestável. Mesmo tendo vencido a primeira partida por 4x1 e perdendo a segunda por 2x1, independente do saldo de gols, uma vitória e uma derrota implicavam num terceiro jogo a ser disputado em campo neutro.
A finalíssima foi um dos capítulos mais gloriosos do clube, a Raposa vencia o River Plate por 2x0 em Santiago no Chile, sofreu o empate de forma polêmica, mas aos 43 do segundo tempo, Joãozinho cobrou uma falta que seria batida por Nelinho (o melhor cobrador de faltas do mundo na época, visto que o goleiro Landaburu colocou 9 homens na barreira) e nos deu o título. A torcida chilena estava com o Cruzeiro, e durante todo o jogo ouvia-se: "Brasil! Brasil! Brasil!".
Em 1977 o Cruzeiro chegou novamente à final da Copa Libertadores, mas perdeu no terceiro jogo que foi disputado em Montevidéu no Uruguai, novamente contra os argentinos, mas desta feita contra o Boca Juniors. A derrota surgiu após a disputa de penaltys, e foi por 5x4, sendo a última cobrança efetuada pelo lateral-canhoto Vanderley e defendida pelo lendário goleiro Gatti.
O Cruzeiro ainda participou em 1994, sendo eliminado nas Oitavas-de-final pelo Unión Española do Chile.
Três anos depois, o bi-campeonato. Depois de começar a competição com três derrotas seguidas, o Cruzeiro arrancou e chegou à final contra o Sporting Cristal do Peru. Venceu a finalíssima por 1x0 em Belo Horizonte, num gol chorado do atacante Elivélton, no memorável 13 de agosto de 1997.
O Vasco eliminou a Raposa na disputa de 1998, nas oitavas-de-final, e acabou campeão.
A história Internacional do Cruzeiro não se restringe à Copa Libertadores, a Supercopa dos Campeões da Copa Libertadores da América também teve o Cruzeiro como Bi-campeão.
A primeira vez foi em 1991, após perder por 2x0 para o River Plate em Buenos Aires, o Cruzeiro reverteu a vantagem, e goleou por 3x0 em noite inspirada de Mário Tilico e arrebatou a Taça.
Em 1992 o Bi, desta feita com menos sofrimento, goleada Azul por 4x0 sobre o Racing-ARG em Belo Horizonte e derrota por apenas 1x0 em Avellaneda. Além disso, a China Azul registrou uma marca histórica: a Maior média de público da história de uma competição Mundial, com mais de 73 mil pagantes por jogo.
O Cruzeiro foi vice da Supercopa em 88 quando perdeu para o Racing e em 1996 quando perdeu para o Velez Sarsfield, ambos da Argentina.
Além disso o Cruzeiro faturou a Recopa Sul-Americana de 1998, ao vencer novamente o River Plate, 2x0 em BH e impressionantes 3x0 em pleno Monumental de Nuñes.
Foi também campeão da Copa Ouro em 1995, mesmo ano em que venceu a Copa Master da Supercopa.
Disputou a Copa Mercosul entre 98 e 2001, e obteve um vice-campeonato em 98 sendo derrotado pelo Palmeiras.
O Cruzeiro nestes muitos anos de disputas internacionais contou com craques como Tostão, Natal, Evaldo, Dirceu Lopes, Zé Carlos, Raul, Nelinho, Piazza, Darci Menezes, Palhinha, Jairzinho, Joãozinho, Eduardo, Roberto César, Ronaldo Fenômeno, Renato Gaúcho, Roberto Gaúcho, Marcelo Ramos, Dida entre outros.
Esta senda de vitórias e recheada de títulos contou com grandes esquadrões, o que rendeu ao Cruzeiro o apelido de "La Bestia Negra" na América do Sul.
Uma das maiores rivalidades do Cruzeiro é contra o River Plate da Argentina, os confrontos históricos entre estes gigantes são conhecidos em todo o continente.
A começar pela final da Copa Libertadores em 1976, quando a Raposa foi campeã. Em 1991 o embate foi pela final da Supercopa e em 1992 pelas semifinais, a vitória foi do Cruzeiro em ambos os casos. Em 1998 se enfrentaram pela Copa Mercosul e também pela Final da Recopa Sul-Americana, e o Cruzeiro manteve a escrita de triunfos, e mais uma vez foi campeão em cima do River Plate.

Mais do que títulos, esta eleição do Cruzeiro como o Maior Time Brasileiro do Século XX, reafirma sua tradição de grande Clube Internacional. Quem na América não conhece o time de Camisa Azul e 5 estrelas? Somos conhecidos pelo nosso nome CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, e não pelo nosso adjetivo pátrio (você já ouviu falar de um clube chamado "Mineiro"?).
É um orgulho proporcional à grandeza do Cruzeiro que a torcida Azul sente, é maravilhoso torcer para este time que de tanta alegria nos enche. Como é bom, ver o time com aquelas belas camisas Celestes no gramado, disputando uma partida pela Copa Libertadores, é simplesmente um jogo diferente. É uma emoção diferente, o clima do jogo é diferente.
O Cruzeiro mais uma vez mostrou a sua posição de destaque, uma vida construída com batalhas memoráveis e títulos explêndidos, é tradição da torcida Celeste a comemoração de títulos, mas diferente de algumas outras, só comemoramos com conquistas do nosso clube.
Links para conferir as matérias sobre a eleição do Cruzeiro:

4 comentários:

  1. Sensacional.
    Sério mesmo!

    Dá orgulho torcer pra esse time!
    Pode perder Libertadores ganha dentro de casa... Que mesmo assim, eu bato no peito e exclamo: Eu sou Cruzeiro!





    OoOOOo
    Eu sou Cruzeiro...
    Meu sentimento...
    Não vai paraaarrr!

    Ole ole ole ole ole ole olá
    ole ole ole ole ole ole olá
    OoOoOo Eu sou Cruzeiro
    Meu sentimento...
    NAO VAI PARAAARR!

    ResponderExcluir
  2. Carambaaa escreve muito bem!

    Cruzeiro, meu orgulho, meu amor" :)

    ResponderExcluir
  3. O Maior clube brasileiro um dos Maiores do Mundo.. Não precisa nem falar nada sua HIstoria o se descreve! sou São Paulino mas adoro ver esse time jogar eles são diferenciados!!!

    ResponderExcluir