domingo, 10 de janeiro de 2010

Entrando na Toca 10/01/10

2010 começou sem muitas novidades para o Cruzeiro. No aspecto contratações, nenhum grande reforço. Foram apresentados Anderson Lessa, que já pertencia ao Cruzeiro desde 2009, Pedro Ken, já anunciado em 2009 e o lateral Marcos, do Bahia, que pertencia ao Cruzeiro desde 2009.
Ou seja, o 2010 da Raposa, no quisito contratações é sinônimo de morbidez.
A diretoria afirma estar à procura de reforços, mas todos nós conhecemos a política do novo, bom (várias vezes quebramos a cara) e barato adotada pela administração Perrela. É mais do que evidente que a atual diretoria teve/tem inúmeros acertos, no entanto, o torcedor não aguenta mais o Cruzeiro ser apenas um fornecedor de jogadores à Europa.
A Raposa teve um faturamento enorme em 2010, pois obteve rendas gigantescas na Libertadores, uma boa média de público no Brasileiro, além das premiações que recebeu por cada fase que avançou na Copa Libertadores da América, sem contar os patrocínios e o programa Sócio Torcedor, que foi um sucesso. Então, com o maior faturamento dos últimos anos, porque o Cruzeiro não trouxe sequer um grande reforço? Os dirigentes afirmam que o maior reforço foi a manutenção do elenco, é claro que isso é importante, mas esta manutenção faz do Cruzeiro tão pobre que ele não possa contratar um grande jogador?
O time tem uma excelente base, vide 2009, mas reforços são muito necessários. A começar pela lateral canhota, Diego Renan - que é lateral direito - cumpriu muito bem seu papel quando atuou na esquerda, mas estamos ansiosos para vê-lo na sua posição de origem, em caso de substituição ou de venda do melhor lateral direito do Brasil em 2009, Jonathan.
Qual o lateral direito reserva do Cruzeiro? Não tem!
Qual o lateral esquerdo reserva do Cruzeiro? Não tem!
Qual o reserva de Gilberto (que já tem mais de 30 anos)? Não tem!
Então, senhores dirigentes, o Cruzeiro precisa se mexer para a Copa Libertadores da América. Vale lembrar, que durante todo o torneio do ano passado, pelejamos com Gérson Magrão, que nem lateral de origem era, e sobre o qual o Estudiantes deitou e rolou no Minerazzo. Gérson Magrão era fraco, é fato. Mas a diretoria também é culpada, pois vendo o time avançar, fase a fase, não contratou um lateral esquerdo, aguardando o retorno de Sorín. Além do mais, tão experientes, os dirigentes, não teriam conseguido controlar um suposto racha no grupo no período compreendido entre 09 e 15 de julho, devido ao "bicho" pelo título.
Resultado? Perderam 10 milhões de dólares que ganhariam apenas por disputar o Mundial de Clubes em Dubai, além do Caneco, além dos patrocínios, além da venda de camisas, além da valorização de jogadores, etc, etc, etc.
Outro ponto a ser destacado, é que o Cruzeiro não quis tentar contratar Alex Silva (ex-São Paulo), que manifestou querer jogar na Raposa, porque o jogador está se recuperando de contusão. Ora, na mesma semana, o nosso Presidente afirmou crer na recuperação de Thiago Heleno (que na minha opinião é atleticano, é a única explicação), bela contradição! Deixar de tentar recuperar um dos melhores zagueiros do mundo, que jogou na Seleção, para manter as esperanças no homem que jogou as últimas pás de terra sobre o Cruzeiro, na final da Libertadores e na busca pelo título brasileiro de 2009.
Se o Cruzeiro quer ser campeão da América este ano, é bom ir às compras, pois não será nada fácil. O Rural a gente vê depois, o que nos importa é a América!

Saluti Celesti

Nenhum comentário:

Postar um comentário