segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Visão de Lince: Cruzeiro 2x3 Fluminense

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE 2x3 Fluminense Football Club

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Thiago Heleno (Fernandinho) e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Guerrón (Leandro Lima) e Wellington Paulista (Eliandro). Técnico: Adílson Batista

Fluminense: Fernando Henrique; Mariano, Gum, Dalton e Dieguinho (Urrutia); Diogo, Diguinho (Digão), Équi González (Tartá) e Conca; Maicon e Fred.
Técnico: Cuca

Gols: Jonathan, aos 11 minutos do primeiro tempo, e Wellington Paulista, aos 30 minutos do primeiro tempo; Gum, aos 9 minutos do segundo tempo, e Fred, aos 12 e aos 25 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Diego Renan, Thiago Heleno, Gilberto, Marquinhos Paraná (Cruzeiro); Diguinho, Fernando Henrique (Fluminense).

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e César A. de Oliveira Vaz (DF).
Público: 49140 (pagantes). Renda: R$: 830.627,40.
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Data: 01/11/09.
Motivo: 33ªRodada do Campeonato Brasileiro Séria A.

É vergonhoso e irritante, além de inadimissível perder para o Fluminense em Belo Horizonte, com mais de 50 mil pessoas presentes, e principalmente depois de estar vencendo por "apenas" 2x0.
Com um ótimo primeiro tempo, o Cruzeiro poderia ter ido para o intervalo goleando o Fluminense por 4 ou mais gols.
Na volta do intervalo, com muita displicência Celeste, o time pó-de-arroz empatou e depois virou, sem qualquer ação do time Azul!
O time mudou da água pro vinho, mas de forma negativa. Um dos melhores primeiros-tempos que fez na temporada, e com certeza, o pior segundo tempo do ano. Indescritível explicar como um time perde um jogo "ganho" para o até então último colocado do campeonato.
Faltou vergonha na cara destes jogadores, que depois de 15 de Julho, deveriam ter dado seu próprio sangue em Todas as partidas. É verdade que em algumas partidas não faltou raça, mas ontem, essa característica não esteve presente no segundo tempo.

Fábio: pode ser isentado da derrota.

Jonathan: ótimo primeiro tempo, no segundo caiu junto com o time, não se omitiu do jogo, mostrou vontade.

Gil: Fraco, envolvido facilmente pelos jogadores cariocas.

Thiago Heleno: É impossível entender como ostenta uma camisa que pertenceu à Procópio Cardoso Neto, e também a Roberto Perfumo, dois dos maiores zagueiros que MG já teve. Evidências não faltam de que Thiago tem problemas extra-campo. Ontem inclusive fiquei surpreso no Mineirão, porque ele fez um bom primeiro tempo, Fred não encontrou espaços quando disputou com ele. Mas já na segunda etapa, caiu visivelmente de produção, acredito que devido à forma física.

Diego Renan: idem a Jonathan.

Fabrício: Outro que jogou muito bem no primeiro tempo. Perdeu bolas infantis no meio campo na etapa final, causando um Deus nos acuda na zaga.

Marquinhos Paraná: É a situação que mais preocupa. Já no primeiro tempo jogou sem se complicar, mas pode render muito mais, sabemos de seu potencial. Foi muito mal no 2ºtempo, talvez por cansaço acumulado durante o ano.

Henrique: Boa partida, eficiente na marcação. Sofreu com o back do empate do Fluminense e não jogou mais nada.

Gilberto: O melhor do Cruzeiro. Fez uma grande partida na primeira etapa e o único que que atuou bem na segunda. Apesar de tudo, perdeu o gol que seria o terceiro na primeira etapa, ao bater por cobertura, quando poderia apenas ter feito o simples. Mas a derrota não pode ser atribuída à ele.

Wellington Paulista: Muita raça. Bateu mal o penalty, mas logo depois fez um golaço. É um dos que devem ficar para o ano que vem.

Guerrón: Mais um que só jogou o primeiro tempo, fazendo grande partida. Caiu na segunda etapa.

Eliandro: Entrou, mas não conseguiu fazer praticamente nada.

Fernandinho: Ao contrário do jogo contra o Botafogo, não se entendeu com o meio-campo, não fez praticamente nada. Entrou no posto de Thiago Heleno, pois com este em campo, o Cruzeiro poderia até ter sofrido uma goleada.

Leandro Lima: Entrou e não produziu praticamente nada.

Téc.: Adílson Batista: Pecou pela morbidez que viu o time desde o início do segundo tempo. Não tinha muitas boas peças de reposição no banco. É o principal responsável pelo crescimento do time, deve ficar para 2010.

A vitória nos colocaria no G-4, e este bando de jogadores conseguiu perder para o lanterna do campeonato, que está muito próximo de chafurdar nas divisões subalternas mais uma vez em sua história. Depois de 5 rodadas com triunfos, o Cruzeiro perdeu o jogo mais inesperado do campeonato, quiçá deste século.

Ontem o Cruzeiro sagrou-se o único time de MG a jogar 1000 partidas na PRIMEIRA DIVISÃO do Campeonato Brasileiro (Levando-se em conta a partir de 1971, quando o Campeonato Brasileiro se chamava Campeonato Nacional. Em breve a CBF deverá reconhecer os títulos da Taça Brasil, Taça de Prata e o Robertão). Parabéns aos grandes craques que aqui jogaram, e que a trupe de 2009 que perdeu a Libertadores mais fácil em 88 anos do Cruzeiro por vaidades internas, e que perdeu a chance de entrar no G-4 e definitivamente lutar pelo título brasileiro deste ano se inspire nestes jogadores e técnicos que atuaram aqui desde 1971:

Raul
Gomes I
Paulo César Borges
Dida
Gomes II (2003)
Nelinho
Luiz Fernando Flores
Procópio Cardoso Neto
Roberto Perfumo
Darci Menezes
Luizinho
Adílson Batista
Ademir
Cris
Luisão
Edu Dracena
Vanderley
Nonato
Juan Pablo Sorín
Leandro
Piazza
Zé Carlos
Ricardinho
Maldonado
Ramires
Valdo
Tostão
Dirceu Lopes
Alex
Natal
Evaldo
Eduardo Rabo-de-vaca
Palhinha
Jairzinho
Joãozinho
Roberto Batata
Renato Gaúcho
Roberto Gaúcho
Ronaldo Fenômeno
Marcelo Ramos
Aristizábal
Deivid

Seus grandes técnicos:
Orlando Fantoni
Ílton Chaves
Carlos Alberto Silva
Yustrich
Zezé Moreira
Aymoré Moreira
Procópio Cardoso
Barbatana
Jair Pereira
Ênio Andrade
Levir Culpi
Paulo Autuori
Luiz Felipe Scolari
Vanderley Luxemburgo
Emerson Leão
Entre outros muitos grandes jogadores e técnicos da história magnífica do Melhor Clube Brasileiro do Século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário