domingo, 18 de abril de 2010

Relembrando os primeiros passos desta longa caminhada

Esta semana o Cruzeiro foi a Santiago do Chile encerrar sua participação na primeira fase da Libertadores 2010. Após empatar por um a um e se garantir nas oitavas, a equipe celeste aguarda a definição de seu adversário. Mas este não é o assunto do post, estou aqui para colocar na balança as seis partidas do Cruzeiro no grupo 7 da LA.
Foram elas: derrota para o Velez por 2 a 0 na Argentina, vitória por 4 a 1 sobre o Colo-Colo no Mineirão. Novamente em terras extrangeiras o Cruzeiro empatou por 2 a 2 com o Dep. Itália e na partida de volta, no mineirão 2 a 0 para os mineiros. A vitória por 3 a 0 sobre os argentinos praticamente classificou o Cruzeiro e para encerrar 1 a 1 contra o Colo-Colo, no Chile. Três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, no chamado grupo da morte. Com esta campanha o Cruzeiro terminou em segundo lugar, com 11 pontos. Atrás do Velez-ARG, que terminou com 13.
  • O grande jogo: Contra o Velez, no mineirão. Foi um massacre, os argentinos não chegaram a ameaçar e o Cruzeiro jogou como quis no Gigante da Pampulha. O placar infelizmente não mostro a realidade da partida, poderia ter sido maior a diferença de gols.
  • Atuação para se esquecer: Contra o Dep. Itália, os dois jogos, mas especialmente a partida na Venezuela. O Cruzeiro entrou em campo como pleno favorito e esqueceu de jogar. Foram inúmeras lambanças que acabaram com um amargo empate em 2 a 2.
Vamos agora aos erros e acertos:
  • O grande erro: Subestimar o fraco Dep. Itália e ceder o empate na partida na Venezuela. Foram dois pontos que custaram a primeira colocação.
  • Outros erros: Expulsões, de fato algumas foram injustas, mas foram 3 durante a fase de grupos. Custaram o resultado diante do Velez na primeira partida. Excesso de preciosismo, o Cruzeiro poderia ter ganho este ultimo jogo, mas perdeu muitas chances e deixou de mostrar a vontade necessária, outro erro.
  • Acertos: A disciplina tática que vem sido mostrada por alguns jogadores é exemplar. Estamos aprendendo a catimbar e prender o jogo, pessoalmente não gosto porém a Libertadores exige esse tipo de atitude. Embora falha em alguns momentos a vontade de reconquistar a América esta presente no grupo. Manter grande parte do time do ano passado foi uma boa jogada da diretoria.
  • O Grande Acerto: Mostramos que Belo Horizonte tem dono. Nove gols marcado e apenas um sofrido. Jogando assim dentro de casa, com o apoio da torcida o Cruzeiro vai longe. Não podemos é deixar de mostrar essa força na final.
Ficamos assim, sabendo que acertamos bastante, mas que podemos melhor ainda mais. Ficamos agora aguardando o adversário do Cruzeiro nas Oitavas de final, creio eu que seja o 7° ou 8°, na lista dos primeiros colocados. Tentar adivinhar o time é mais difícil, mas vamos lá: Cruzeiro e Nacional(URU), semana que vem descobriremos.

2 comentários:

  1. Tirando o jogo contra o Velez na Argentina, onde fomos roubados, perdemos a primeira colocação para nós mesmo!! Primeiro que subestimamos o time do Desportivo Italia, e cedemos um empate ao Colo Colo.

    Mas o importante foi que classificamos, temos o fator "Mineirão" a nosso favor, e vamos contudo RUMO ao TRI.

    blograposaazul.blogspot.com

    Saudações celeste

    ResponderExcluir
  2. Exatamente,o primeiro jogo contra o Vélez foi mt roubado a favor do time argentino,mas o jogo contra o Dep. Itália foi uma vergonha,o time jogou mt abaixo do q se esperava,se ganhasse esse jogo ,poderia ter sido líder do grupo 7,q seria bem melhor...
    E claro as boas atuações,como o jogo com o Vélez em casa,q foi a melhor partida do cruzeiro na temporada,jogo mt bom...

    ResponderExcluir