segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pontapé inicial

Segunda-feira de ressaca para a maior torcida de Minas. Após uma das piores atuações do Cruzeiro nos últimos anos, a Raposa pela 7ªvez em 46 edições de Campeonato Mineiro na Era Mineirão, não estará na final do certame.
Um aborto da natureza, pois por ser o maior time do estado, o 6ºmelhor do mundo, o de maiores investimentos e de melhor estrutura, o Cruzeiro, atuando com seu time misto, perdeu por "apenas" 3x1 para o Tigre, num jogo sofrível.
Um time totalmente desmantelado entrou em campo, aquela verdadeira "salada".

Analisemos a escalação inicial Cruzeiro: "Fábio; Diego Renan, Gil, Thiago Heleno e Fernandinho; Fabinho, Henrique, Pedro Ken, Bernardo e Roger; Wellington Paulista."
Só pra começar: o que Fernandinho fez em campo? O que ele fez no jogo? Nem quando estava com 100% de condições ele foi uma unanimidade. Mas a culpa maior de ontem, não é dele, é de Adílson. Que escalou-o, mesmo sabendo que ele está voltando de contusão. Caso semelhante ao de Roger, que também não atuava como titular, há muito tempo.
Também é difícil compreender como Pedro Ken não consegue se firmar e ainda é escalado como titular. Desde os tempos de Coritiba, ele sempre atuou mais à frente, quase um meia, por isso vem enfrentando tantas dificuldades, ao atuar como volante. Contudo, isto não justifica seus passes errados e lançamentos ruins, é outro que está devendo muito.
E apenas Wellington Paulista isolado no ataque. As bolas que ele recebeu, ele cruzou para área, mas para quem? Já que ele era o jogador incumbido de finalizar as jogadas. Além disso, perdeu um gol, que até um míope como eu marcaria.

Sempre elogiamos o trabalho de Adílson, e por isso sentimo-nos à vontade para criticá-lo agora, porque os questionamentos são justos e necessários.
Adílson errou ao entrar com esta formação, ontem na Pampulha. Primeiro porque o Cruzeiro estava com apenas um atacante, jogando em casa, um devaneio total. E principalmente por escalar atletas sem condições físicas e poupar os titulares.

Poupar de quê? O Cruzeiro não tem jogo esta semana.
"Cansaço acumulado"? Absurdo. Com a boa-vida que estes jogadores tem, jogar pelo menos 45 minutos contra o Ipatinga no Mineirão não seria um sacrifício. Sacrifício é a vida do torcedor, que dorme em filas, apanha da polícia, gasta a grana de seu salário (às vezes até pega emprestado), anda em ônibus que são apedrejados e superlotados. Isso é sacrifício para os olhos de algum. Pois, para quem ama esta instituição, isso não é o maior problema, faz-se até com gosto, quando se é recompensado com uma boa atuação, ou pelo menos quando a camisa do clube é honrada.
O maior problema é ver o time se arrastando em campo. Marcando os jogadores adversários com os olhos. Repletos de altivez e soberba tão grandes, que acabaram eliminados do campeonato estadual. As favas mais contadas todos os anos.

É desejável que estes jogadores tenham um mínimo de vergonha em suas caras, e se não amam o clube, que pelo menos honrem seus salários e as calças que vestem. E assim, não permitam mais serem derrotados de forma tão fácil.
O Cruzeiro é uma instituição de 89 anos e com milhões de torcedores. E perder um campeonato Mineiro, pra times como Ipatinga e Atlético Mineiro, é abominável.

Saluti Celesti.

3 comentários:

  1. É dificil ficar fora da final depois de tanto tempo. Mas o Campeonato Mineiro de 2010 já é pagina virada. Temos que focar na libertadores, pos dificeis jogos temos pela frente.

    blograpossazul.blogspot.com

    saudações celeste

    ResponderExcluir
  2. Hoje Atletico e Ipatinga jogaram o primeiro jogo da final.E estranho nao ter o Cruzeiro na final.Mas nãõ dá pra ficar pensando nisso
    Quinta-Feira tem jogo e eu vou torcer muito!!!

    ResponderExcluir
  3. É verdada Anna.
    A última vez que o Cruzeiro não foi nem 1º nem 2º, foi em 2001. Quando o América foi campeão em cima do Galo.

    Obrigado pela visita ao Blog!

    ResponderExcluir