domingo, 20 de dezembro de 2009

De volta à guerra

Janeiro está chegando, e com ele, a Copa Libertadores da América 2010. O título esvaeceu este ano, de forma tão impetuosa, como é tentar agarrar um fluido, que acaba por escorrer por entre as mãos. E assim como as mãos deste caso, foi a ação da torcida neste ano, sem poder o que fazer, tomada pela incredulidade, viu o caneco ganhar o rumo da Argentina, em 15 de julho, data fatídica para todos.
Falta de atenção? Salto alto? Racha no grupo? São várias as hipóteses, para explicar a catástrofe que aconteceu no Mineirão neste ano. Derrota, que nem o mais pessimista cruzeirense podia imaginar, tamanha foi a força do Cruzeiro na Libertadores 2009.
Após o jogo, muitos acreditavam que estavam num pesadelo. Um show dos horrores, uma brincadeira macabra. Uma coisa tão impossível de acontecer, como seria perder um título para os galináceos. Falar em possibilidade de vice, era uma heresia.
Talvez tenha faltado, assim como em 2008, o famoso "jogador experiente". Para coordenar o time, enquanto estava vencendo por 1x0. Os mais experientes do grupo, na partida contra o Estudiantes, eram o goleiro Fábio, e o coringa, Marquinhos Paraná. O restante, praticamente só garotos: Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno (é difícil acreditar que ele entrou em campo), Gerson Magrão, Henrique, Ramires, Wágner, Kléber e Wellington Paulista.
A peça chave para 2010, tem um nome: Gilberto.
Jogador de categoria, experiente, que já jogou Copa do Mundo. E que em 2009, foi responsável direto pela evolução do grupo, quando quase todos apostavam numa campanha mediana-baixa neste brasileiro, em decorrência da tragédia de julho.
O grupo deste ano, parece ter aprendido a lição. Somando-se à experiência de Gilberto, o Cruzeiro é com certeza, um dos mais fortes candidatos ao título. Este ano provamos que não tememos outras equipes tão tradicionais quanto, vencemos o atual tri-campeão brasileiro, São Paulo, no Morumbi, e o eliminamos, semelhante ao que ocorreu contra o Grêmio também.
A torcida Azul, mostrou a sua força, com a maior média de público da Libertadores 2009, e ano que vem, mordida como está, fará de tudo para que a Taça venha. E assim quem sabe, possamos, desfrutar dos louros da vitória, e esquecer de vez, a derrota por 2x1 que mais nos doeu até hoje.
A Copa Libertadores vem aí, e é uma competição que tem a cara do Cruzeiro. Jogos emocionantes, disputados, bem jogados, envolvidos por raça e dedicação.
A Raposa vai com tudo, e este ano, vai ter uma raça dobrada, para tentar trazer a Copa Libertadores, pela terceira vez, ao Barro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário