sábado, 29 de agosto de 2009

Onde a imagem do Cruzeiro resplandece: Cruzeiro 5x0 Atlético-MG - 27/04/08

Em abril de 2008, o campeonato mineiro chegava à sua finalíssima. O Cruzeiro bateu o Ituiutaba na semi-final, de forma no mínimo inesperada. No Mineirão, vencia o primeiro jogo por 4x1 e cedeu o empate, deixando a torcida cuspindo marimbondo. No jogo de volta o Ituiutaba saiu na frente no primeiro tempo, e a atuação Celeste era fraca. No entanto, a pressão existia mas era ineficiente, e após uma confusão na área, Espinoza empatou após cobrança de esquinado, já no segundo tempo. Até que Leandro Domingues (hoje de volta ao Vitória-BA) entrou em campo e mudou completamente o panorama do jogo, deu uma arrancada sensacional e fez um golaço por cobertura, colocando na gaveta do goleiro do time do pontal do Triângulo. Depois disso, Guilherme fez um golaço, após jogada do baiano juntamente com o Flecheiro Marcelo Moreno e carimbou o passaporte à final.
Na final enfrentaríamos o Atlético, e como sempre a torcida alvinegra apostava tudo no seu "supertime do centenário", com seus "super jogadores" Danilinho, Éder Luís, Agustín Viana, etc.
A imprensa queria equiparar as coisas, o Cruzeiro fazia grande campanha na Copa Libertadores da América e jogou quase toda a primeira fase do Campeonato Mineiro com os reservas, e mesmo assim se classificou em primeiro, enquanto isso os titulares do Atlético não conseguiram ficar na frente. Na final os titulares entraram em campo.
No dia 27 de abril - que passou a ser sagrado - as camisas celestes e as alvinegras se cruzaram mais uma vez no Mineirão, com grande público. O árbitro foi Paulo César de Oliveira, que entrou em campo com um uniforme diferente, camisa predominantemente vermelha, com detalhes em amarelo, calção e meião vermelho.
O Atlético, como sempre começou com catimba, é tradição do Atlético começar seus jogos atacando para o gol da Cidade e o Cruzeiro atancando para o gol da lagoa, nos clássicos eles sempre fazem questão de inverter isso. Mas, apenas detalhes.
A partida começou e o Atlético tinha 3 volantes e 3 atacantes, tentando fazer o que não tinha capacidade, uma vez que para que tal esquema funcionasse, seus volantes teriam que ser os armadores. O Cruzeiro entrou precavido, no 4-4-2, e às vezes Guilherme ajudava a compor o meio-campo, mudando para um 4-5-1. Adílson fez algo novo no ano de 2008, improvisou Charles na lateral direita e deixou Marquinhos Paraná por conta de marcar Danilinho pelo lado esquerdo. A primeira grande chance do jogo, foi do Atlético: corner cobrado da ponta-esquerda e Rafael Miranda cabeceou à queima-roupa, Fábio fez uma defesa incrível. Exatamente dois minutos depois, numa escapada de Jadílson lá pela ponta esquerda, ele passou a bola entre as pernas do lateral atleticano Gérson e foi parado com falta. Wágner bateu em centro, depois da primeira cabeçada de Moreno para o gol, Leandro Almeida tentou salvar, mas ela bateu em Moreno e foi para o fundo da meta, 1x0 para o Cruzeiro, quando eram decorridos 12 minutos.
Depois do gol, o Atlético ficou perdido em campo, os volantes do Cruzeiro anularam as peças atleticanas, e o time Azul partia para o contra-golpe em velocidade espantosa. Em mais um contra-ataque pela esquerda, Jadílson cruzou para a boca do gol, antes que Moreno fizesse, Marcos jogou contra o patrimônio, aos 18.
O Cruzeiro continuou indo pra cima, pouco depois de Guilherme ter perdido um gol incrível, ele iniciou a jogada do terceiro, Wágner recebeu dele a pelota e fez um lançamento magnífico para o excelente Ramires, Juninho saiu da meta, mas não pegou nada, Ramires colocou por cobertura no seu ângulo superior direito, o gol mais bonito do Clássico com 38 minutos de partida.
O Atlético rezava pelo fim do primeiro tempo, estava tomando um show de bola, já o Cruzeiro queria mais. E tanto queria que no segundo tempo, manteve a tática: vencendo o jogo, esperava o Atlético vir, tomava a bola e saía em contra-ataque. Após cobrança de corner na ponta direita, a zaga rebateu, e depois de novo toque para área, Guilherme, pra não fugir à tradição deixou o seu, 4x0 aos 23 minutos do segundo tempo.
O Atlético teve a sua melhor chance com o garoto e "grande craque do Galo" (mais um numa lista infinita de jogadores que viram craques com poucos jogos, entre ele Mexirica, Prieto, Rodrigo Fabri, pra ficar só nestes mais recentes) Renan Oliveira, ele entrou pela área pela direita, e chutou na trave esquerda de Fábio; no mesmo lance, após rechaço da zaga, Guilherme ganhou de Marcos no meio campo, tocou a redonda para Leandro Domingues -que havia assumido o posto de Marcelo Moreno- que arrancou, e penetrou livre pela área, e tocou na saída de Juninho, mas, antes que ela entrasse, Wágner ainda tocou nela e fechou a conta, 5x0 com 33 minutos da etapa derradeira.
Um carnaval fora de época em azul e branco no Mineirão, e a torcida Celeste foi sensacional nas gozações, durante o jogo cantaram em coro: "Olê Marquêêêsss, Olê Marquêêêsss" desdenhando do atacante rival, tido para eles como craque, mas que não fez nada no jogo. O melhor de tudo, no ano do centenário, a torcida do Cruzeiro cantou "Parabéns para você" no Mineirão, uma das coisas mais cômicas que já ocorreram no gigante da Pampulha. O Cruzeiro mostrou mais uma vez quem era o maior time de MG, e com sobras. Apenas 5x0 não foi e nem é capaz de concretizar a diferença entre Cruzeiro e Atlético, mas foi capaz de novamente deixar a camisa listrada vários patamares abaixo da sacra-camisa Celeste.

Clube Atlético Mineiro 0x5 CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

Atlético: Juninho; Gérson (Renan), Marcos, Leandro Almeida, Thiago Feltry (Agustín Viana); Xaves, Márcio Araújo, Rafael Miranda; Danilinho, Renan Oliveira (Marcelo Nicácio) e Marques.Técnico: Geninho

Cruzeiro: Fábio; M.Paraná, Espinoza, T.Heleno, Jadílson (Jonathan); Henrique, Charles (Fabrício), Ramires, Wágner; Guilherme, Marcelo Moreno (Leandro Domingues).Técnico: Adílson Batista

Gols :Marcelo Moreno aos 12, Marcos (contra) aos 18 e Ramires aos 38 minutos do primeiro tempo; Guilherme aos 23 e Wágner aos 33 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Xaves (Atlético); Marquinhos Paraná, Ramires (Cruzeiro).

Público: 48903 pagantes (51063 presentes). Renda: 1.011.020,00
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Data: 27/04/2008.
Árbitro: Paulo César Oliveira (FIFA-SP). Assistentes: Maria Eliza Barbosa (SP) e Emerson de Carvalho (SP).
Motivo: 1ª Partida da Final do Campeonato Mineiro 2008.



2 comentários:

  1. E a canetada do Wagner no Rafael Miranda?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. O Nosso Glorioso Cruzeiro foi Cruel! Muito cruel com o Galinho Garnizé... rs...rs... e o pior, coitados, é que teve repeteco em 2009!!! Bom texto... até mais.

    ResponderExcluir