domingo, 30 de agosto de 2009

Enquanto a bola não rola




Cruzeiro e Vitória se enfrentam hoje no Barradão, pela 3ªrodada do segundo turno ou a 22ª do Campeonato Brasileiro. O Vitória é um time encardido em seu campo, em 2003 a longa invencibilidade do Cruzeiro (35 jogos) caiu em território baiano após derrota por 2x1, com falha individual do goleiro Gomes. A vitória hoje é de suma impotância e acredito que ela possa vir desde que os jogadores tenham empenho. Os dois maiores destaques do Vitória estão de fora do jogo, por questões contratuais: Leandro Domingues -que teve boa passagem pelo Cruzeiro- e Apodi -nem tanto- estarão de fora quando começar a peleja às 18:30.
Cogita-se que Adílson possa iniciar o jogo num 3-5-2, acho que o fato de entrar com 3 zagueiros de ofício não prejudica o Cruzeiro tanto como dizem alguns. Durante a partida, é comum Fabrício ou outro volante atuar como beque ou um líbero, não seriam então os mesmos 3 zagueiros? O que influi é a condição dos três zagueiros, Thiago Heleno vem atuando mal há muito tempo, com falhas individuais. O time do Vitória é forte no Barradão, mas não é nada absurdo. Basta o Cruzeiro colocar a bola no chão, exercer seu toque de bola, que a vitória não escapará em Salvador. O Cruzeiro tem alguns desfalques, dentre eles, Marquinhos Paraná, que coordena o meio de campo. Paraná tem caído de produção, mas é essencial para o time; Fabinho deve entrar em seu lugar, um jogador de muita raça, e que teve como uma de suas grandes atuações a do memorável jogo contra o Grêmio em Belo Horizonte, pelas semi-finais da Libertadores, sendo premiado com um gol. Elicarlos também está de fora por terceiro cartão, assim como Paraná. Jonathan continua contundido, e também não atuará. Além destes, Kléber continua de fora, ainda não será hoje que veremos Guerrón ao lado do Gladiador. Uma das apostas é o garoto Diego Renan, que mesmo imporvisado pela lateral-esquerda vem jogando bem; Jancarlos atuou bem contra o Flamengo, e pode ser importante nas jogadas de corner e faltas.
O retrospecto contra o Vitória, no geral, é amplamente favorável ao Cruzeiro: 37 jogos, 22 vitórias do Cruzeiro, cinco empates e dez derrotas, com 73 gols a favor e 44 contra. No primeiro turno o Cruzeiro venceu no Mineirão, por 2x0 com gols de Kléber, e atuação destacada do goleiro Viáfara.
Para o Cruzeiro que ainda tenta voltar à Libertadores, a vitória não pode escapar de suas mãos hoje, ainda é tempo de arrancar no campeonato, e acredito que isto acontecerá, a última derrota foi para o Atlético-PR, 3 pontos jogados fora em Belo Horizonte. Após esse revés, vitória contra o Coritiba no Couto Pereira, contra o Flamengo no Maracanã e contra o Náutico em Belo Horizonte, além dos empates contra o Santos no Mineirão e contra o Botafogo no Engenhão, são 11 pontos em 15 possíveis. Esperamos sair com os três pontos de Salvador hoje, e que a arrancada que já começou seja reafirmada. A Copa Libertadores nos espera, e se nos classificarmos, o caneco em 2010 é obrigação!
Provável Cruzeiro: Fábio, Jancarlos, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Fabinho e Gilberto; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro. Técnico: Adílson Batista.
Provável Vitória: Viáfara, Nino, Ânderson Martins, Wallace e Leandro; Vânderson e Uellinton; Jackson, Ramon e Neto Berola; Roger. Técnico: Vágner Mancini.
Arbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ). Assistentes: Jackson Massarra dos Santos (RJ)e Vinícius da Vitória Nascimento (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário